quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

REFLEXÕES SOBRE O NATAL

Hoje a tarde assisti o filme "Os fantasmas de Scrooge". É uma história linda, já assisti a muitas versões: a do Mickey e Tio Patinhas, a da Barbie (Barbie e uma canção de Natal) que vi com minha filha Antígone quando ela ainda gostava dos filmes da Disney...
"A Christmas Carol" (Um conto de Natal) escrito por Charles Dickens em 1843, é um clássico natalino que continua inspirando inúmeras versões que contam a história de formas diferentes, mas que mantém a mensagem que fala de escolhas, arrependimento e recomeço.
Ebenezer Scrooge é um velho rico, mal humorado e mesquinho, que odeia o Natal e detesta caridade. Na noite de Natal (após expulsar de seu escritório seu único sobrinho que viera convidá-lo para a ceia e também senhores que pediam auxílio para o natal de pessoas carentes) é visitado por 3 espíritos: O Espírito do Natal passado, o espírito do Natal presente e o Espírito do Natal futuro. Estes "espíritos" relembram e revelam coisas muito importantes, que fazem com que Ebenezer, ao acordar, arrependa-se do modo como tem levado sua vida e mude completamente seu jeito de ser e ver o mundo.
Amo esta história, ela me emociona e provoca inúmeras reflexões...
Ebenezer tem a oportunidade de ver seu futuro e as consequências que virão se continuar no caminho escolhido. Então, muda e transforma este futuro! Mas este é apenas um conto, na verdade, nos é impossível saber como será o amanhã .... o jeito é tomarmos cuidado com os caminhos escolhidos!
Cuidar a natureza das sementes que estamos jogando por aí é a nossa única garantia de que teremos uma boa colheita...
Não precisamos ser visitados pelo "espírito do natal do futuro" para saber que o egoísmo, a inveja, a revolta e tantos outros sentimentos que vez ou outra fazem parte do nosso dia a dia só nos trarão amarguras.
Somente atitudes positivas garantirão a paz e a felicidade que desejamos.
Que em 2015 possamos iniciar um ciclo de muita prosperidade e sucesso, vivenciando o AMOR em sua plenitude: amor ao próximo, à natureza, aos animais e a nós mesmos...

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Guirlandas de Natal

Fazer guirlandas para decorar as casas é uma tradição antiga atribuída aos povos que habitavam a região da Escandinávia. As pessoas recolhiam folhas e galhos de pinheiro pois eram poucas as plantas que resistiam à neve e ao clima gelado do inverno. Com elas faziam guirlandas adornadas de velas para enfeitar as casas. O formato circular simbolizava o ciclo anual das estações. As luzes das velas representavam a esperança do "retorno" do sol depois da escuridão do inverno.
A partir desta tradição que se perpetua até os dias de hoje, algumas considerações...
Podemos refletir sobre nossas vidas, sobre cada ciclo que se encerra para que outro se inicie. 
Podemos também refletir sobre o ano que tivemos, as conquistas, os avanços, as dificuldades  e desafios que vivenciamos. Perceber os erros, os enganos, para que não mais sejam cometidos! Que assim como nossos ancestrais mantinham viva a esperança por dias melhores, dias ensolarados e quentes, também nós possamos manter viva a esperança em dias melhores, aproveitando cada dia como uma nova oportunidade de crescimento e renovação!

Inspirados nas guirlandas de Natal, os alunos do 8 ano criaram estas imagens: