terça-feira, 18 de junho de 2013

Me encanta...

Me perdoem alguns (e não me interpretem mal) mas nunca me dei muito bem com alunos problemáticos, cheios de revoltas e ransos... gosto de ver alegria e gente que quer tentar ser melhor, fazendo e dando o melhor de si. Sempre digo aos colegas de trabalho e alunos, que quero ser feliz na sala de aula, e acima de tudo, quero ver muita criatividade, muita imaginação em ação.
Tenho sido feliz em minhas expectativas. Ao longo dos anos tenho encontrado muita gente maravilhosa que deixou saudade e visto muitos trabalhos lindos, que me encheram de alegria e encantaram  meus olhos...
Mas, também, ao longo destes vinte anos como educadora, muitas vezes me decepcionei, pensando "puxa, será que nossas crianças não tem mais sonhos?" Em muitos momentos cheguei a imaginar se nossa sociedade consumista e nossas famílias carentes de valores não estariam criando uma geração de pessoas alienadas e centradas em si mesmas? 
Os últimos acontecimentos vistos no país, quando vemos milhares de jovens manifestando-se me fez refletir e, sinceramente, minha alma se encantou... Sim! Este país ainda tem jeito! Pois quando milhares de pessoas saem às ruas a fim de demonstrar o que estão pensando e sentindo, é porque ainda tem jeito sim.
Pelo que estes jovens estão lutando? O que querem? Talvez eles nem tenham muito claro o que querem com tudo isto... mas o que me parece evidente é que estão insatisfeitos, como todos os demais cidadãos deste país que não saíram às ruas e que assustados e sem saber o que pensar assistiram as notícias pela TV (junto com as já "comuns" notícias sobre assaltos, crimes, denúncias de corrupção e desvios de verbas públicas...)
Queremos ver e ouvir boas notícias na TV. Queremos viver em paz, caminhar na rua com a nossa atenção voltada para o céu estrelado sem pensar se seremos abordados e assaltados. Queremos que nossos filhos possam sair e divertir-se sem medo. Queremos boas escolas, bem equipadas, com professores preparados e com salários dignos da tarefa que executam. Queremos que todos os doentes possam ser atendidos por profissionais de boa vontade, em hospitais de qualidade. Queremos que todos sejam tratados com dignidade e justiça. Queremos... Enfim! Queremos tantas coisas! Queremos sonhar! E ter a esperança de que nossos sonhos possam tornar-se realidade!
Espero sinceramente que nossos governantes e a sociedade em geral entendam o recado desta juventude que (como todos) está cansada das promessas e do desrespeito daqueles que conduzem este país!
Quero deixar claro, no entanto que sou contrária aos atos de vandalismo e violência de alguns em meio aos protestos! Estes eram, sem dúvida, uma minoria no meio da multidão. Como sou uma pessoa ligada às Artes e com o olhar sempre voltado ao que é belo, ao que é criativo e sensível, me detenho a comentar e destacar apenas as ações daqueles milhares que souberam manifestar de forma pacífica um sentimento que vibra no ar e no íntimo dos cidadãos deste país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário