quinta-feira, 16 de outubro de 2014

"Porque o negócio é levar vantagem em tudo, certo?"

"Por que o negócio é levar vantagem em tudo, certo?"

Você lembra deste bordão?
Nos anos 80, Gerson, famoso jogador campeão pela seleção brasileira de 70 estrelou uma campanha publicitária de cigarros, onde dizia esta frase. Ela revela muito sobre nossa cultura e a maneira como nos posicionamos diante das coisas.
Quem não gosta de ganhar? Quem de nós não busca o melhor para si? E não há nada de errado nisto. O problema, é quando o desejo de "se dar bem" é maior do que a ética e do que é moralmente correto. Quando "se dar bem" torna-se tão importante que acabamos querendo sempre "levar vantagem" sobre o outro, a qualquer custo.
Este pensamento tem estado tão arraigado em nossa cultura que nossa sociedade educa seus filhos para sempre levarem vantagem. No convívio com os outros, nossos filhos podem bater, mas não podem apanhar...
E o resultado é o que vemos por aí: estacionamos onde não devemos, passamos no sinal vermelho, furamos a fila no supermercado, no banco, queremos ser atendidos com preferência na loja mesmo sabendo que outros esperam há mais tempo que nós, sabotamos a equipe rival na gincana.... e assim por diante.
Esquecemos de ser gentis, de perdoar, de deixar passar, de renunciar, de dar a mão, de "abrir mão"... simplesmente "por que o negócio é levar vantagem em tudo, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário